domingo, 3 de maio de 2009

CASTELOS DE AREIA


Quem nunca construiu o seu?
Castelos de areia. Sonhos onde qualquer criança navega no mundo do imaginário e do fantástico. As histórias de encantar são transpostas na imaginação fértil daquelas cabecinhas, que fantasiam Reinos de Princesas e Aladinos, Gnomos e Histórias de Além-mar.
E os castelos emergem, em flancos de areia roubada ao mar, enquanto a maré vaza os contempla e vê crescer. Os rostos brilham a cada grão colocado no topo, e o sonho torna-se cada vez mais alto e delirante. As imagens reflectem-se, e o mar transforma-se numa tela infinda, adornada pelas cores que o sol divulga.

E num impulso, tudo se acaba.
A maré agiganta-se, vindo buscar todos os grãos de areia que havia deixado para trás. Um a um, vai roubando o contorno de cada castelo erigido. O sonho desvanece-se em cada lágrima escorrida no rosto daqueles arquitectos em miniatura, que arduamente tentaram edificar um pedaço de fantasia.

Será que algum dia desistimos de construir os nossos castelos de areia?
Talvez sim, aqueles para quem a vida não tem mais objectivos, aqueles que se sentem felizes dentro da sua limitação, e aos quais a força, o incentivo e a vontade, são palavras excluídas do dicionário. Mas esses são também os que já escreveram o seu próprio epitáfio e apenas esperam comodamente a hora do juízo final.

Os outros, a quem a imaginação ajuda, e a vontade se renasce, e a quem a maré preia não aniquila o sonho, reconstroem seus castelos na próxima maré vaza… mesmo que seja apenas até a maré preia voltar!
apl in "Crónicas Dispersas"

2 comentários:

  1. Deixar de construir castelos de areia?? nunca, jamais, nem que para isso tenha, diariamente de carregar o fardo do carrinh de mão, pá, ancinho, picareta, balde etc, etc,
    Nem tu, não percas nunca essa grande capacidade de sonhar. os teus sonhos são puros, lindos...os outros é que não estão à altura. Ainda assim, entre a praia mar e a maré vaza, um condado pode ser contruido, e será tu a sua rainha, seguramente

    Abraço-te. Muito

    ResponderEliminar
  2. O sonho será sempre infindo...
    Para lá daquela linha onde o sol se poenta!

    Meu beijo... imenso!

    ResponderEliminar